Sabemos que se manter hidratado é essencial para manter a saúde e qualidade de vida de todos. No ciclismo, a água tem o fator indispensável que ajudará a otimizar o desempenho físico, sendo o componente do corpo com cerca de 65 a 75% do peso corporal de um adulto saudável. Além disso, a água também é responsável pela manutenção de homeostase corporal, garantindo a eficácia de inúmeras reações químicas que ocorrem dentro de um organismo. Por isso, a mesma acaba evitando ou retardando os efeitos da desidratação, que podem causar diversas complicações durante a prática esportiva.
A desidratação para um ciclista pode ocorrer diversas complicações, onde ocorre um desequilíbrio no organismo devido a perda de água e a falta de reposição que é feito por meio do consumo da água. Os sintomas da desidratação são muito fáceis de identificar, sendo eles: boca seca, urina escura, dores de cabeça, sede, náuseas, vômitos, aumento da frequência cardíaca, alterações visuais e auditivas.
Também ocorrem mudanças nas funções corporais como: diminuição do volume plasmático, redução do fluxo de sangue cutâneo em relação a temperatura corporal, diminuição do volume sistólico cardíaco, aumento da frequência cardíaca, desgaste geral da eficiência circulatória e termorreguladora durante exercícios.
Para que não aconteça a desidratação, a perda da água por meio do suor e respiração durante o ciclismo necessitam ser repostas por meio do consumo de ingestão de líquidos, em que o corpo precisa de uma quantidade de água, sendo de 35 ml para cada quilograma do peso corporal. Como, por exemplo, se um corpo pesa 55kg, é multiplicado por 35, resultando na quantidade diária de no mínimo 2 litros.
A hidratação deve ser feita antes, durante e após o pedal. Sendo recomendado ingerir 2 horas antes do exercício, pelo menos 250 a 500ml de água, para que o organismo fique em equilíbrio hidroeletrolítico. Durante o percurso, a água é eficaz logo nos primeiros 15 minutos, mantendo uma rotina de 15-20 minutos de atividade. Para pedais de 60 minutos a 3 horas, há uma necessidade de soluções carboidratadas (glicose, sacarose e frutose) e para atividades com mais de 3 horas, é necessário um consumo de 500 a 1000 ml/h de líquidos, contendo 8% de carboidratos, 20 a 30 mEg/l de sódio e 3 a 5 mEg/l de potássio.
Agora
que você entendeu a importância da hidratação para o ciclismo e como fazer
corretamente, coloque essas dicas em prática e tenha um melhor desempenho
físico. Para conferir mais temas como esse, acesse nosso canal de notícias.
https://www.bikehotel.com.br/noticias.html